A EA divulgou o primeiro gameplay do jogo The Sims 4, onde a produtora do jogo, Lyndsay Pearson, mostra as novidades do game em um vídeo de 6 minutos. Na primeira parte, são mostradas as novas ferramentas de criação do jogo, enquanto na segunda o foco é o novo sistema de "emoções" do game.
As primeiras novidades a serem mostradas são os novos sistemas de criação. Agora, na hora de criar um sim, não existem mais "sliders" para ajustar coisas como o tamanho do nariz ou a grossura dos lábios do persongem. No lugar deles, foi implementado um sistema onde basta tocar em uma parte do corpo do personagem – como a barriga ou a bunda dele – e puxá-la ou empurrá-la. São 18 regiões diferentes do corpo onde pode-se fazer isso. Também é finalmente possível modificar o jeito do Sim andar.
Ainda na parte das ferramentas de criação, The Sims 4 vai ter um novo sistema para construção de casas. É possível pegar cômodos pré-desenhados e juntá-los para formar uma casa. Além disso, o jogo permite que se altere mais facilmente o tamanho e o formato dos cômodos, além de agora ser mais fácil movê-los também, já que é possível mover os cômodos inteiros, sem tirar os móveis do lugar.
Além disso, também foi dada ênfase num novo sistema de "emoções" para os Sims. Agora, as emoções dos Sims são mostradas no canto da tela, em estados como "alegre", "depressivo" e "entediado". Essas emoções são alteradas pelos personagens que estão em volta do Sim, assim como a decoração do ambiente também tem um impacto nisso.
Junto com o gameplay e essas informações todas, também foi divulgado um trailer oficial de "chegada" do game, que será lançado em 2014 para PC e Mac: